História da Subseção

História da Subseção Memorial da subseção de Santo André
HISTÓRIA DA OAB DE SANTO ANDRÉ – 38ª SUBSEÇÃO
A 38ª Subseção da OAB Santo André foi fundada há 50 anos e, desde então, atua em prol dos profissionais da área, uma vez que promove, representa, defende, seleciona e disciplina esses advogados.
No ano de 1966 o advogado Cid Flaquer Scartezzini representava a Comarca de Santo André no Conselho Seccional da OAB São Paulo que, junto aos seus pares, muito se empenhou em elevar Santo André à condição de Subsecção da Ordem Paulista.
A sua luta foi vitoriosa e a conquista definitiva se deu no dia 15 de setembro de 1966, quando foi oficialmente instalada a 38ª Subseção da OAB, vinculada à Seccional São Paulo, em solenidade realizada no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Santo André. No mesmo ato foram empossados os membros que compuseram a Diretoria Provisória da nova subsecção e que ficou assim constituída: Luiz Lobo Neto (presidente), Luiz Paiva Presente (vice-presidente), Manoel Antonio Lopes (secretário) e Laudo de Abreu (tesoureiro).
A Diretoria Provisória teve a missão de organizar o processo eleitoral para legitimar a eleição da primeira Diretoria. De tal modo, em 10 de novembro de 1966, foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária Eleitoral que elegeu a primeira Diretoria Efetiva (1967 a 1969), sendo eleitos advogados: Luiz Lobo Neto (presidente), Manoel Antonio Lopes (vice–presidente), Luiz Paiva Presente (Secretário) e Pedro Henrique Godoy de Araújo (tesoureiro).

Atualmente, a OAB de Santo André conta com mais de cinco mil advogados e estagiários inscritos, sendo uma das maiores da Região Metropolitana de São Paulo.
José Carlos Rubim Cesar a obtenção do terreno da atual sede (Av. Portugal, 233 – Centro), conquistada em 1978, visando obter um espaço para permitir, ao menos, que os advogados tivessem facilidade para estacionar seus veículos, durante o tempo necessário às suas idas ao Fórum.
Já na gestão do presidente Sidney Torrecilha foi concretizada a locação do imóvel situado na Avenida Lino Jardim nº 580, no Bairro Bela Vista, tendo ali sido instalada a primeira Casa do Advogado de Santo André, inaugurada no dia 28 de setembro de 1987. Na gestão do presidente Ademir Spadafora iniciaram-se os estudos concretos para a construção da Casa da Advocacia de Santo André, em imóvel próprio. A conquista se deu com o apoio dos advogados andreenses, consagrada com a oficialização do termo de Concessão de Direito Real de Uso do Imóvel, assinado com o então prefeito municipal Celso Daniel.
Foi então dada sequência aos estudos e ao projeto do arquiteto Jorge Olavo Bonfim, na gestão do presidente Antonio Carlos Cedenho, para viabilizar a efetiva construção do imóvel que se tornaria, como está hoje, a atual sede.
Em 6 de novembro de 2000, a Casa da Advocacia de Santo André mudou para o atual endereço. O presidente Antonio Carlos Cedenho fez a inauguração solene do prédio próprio, com arquitetura moderna, que hoje compõe o paisagismo do Paço Municipal, um verdadeiro ponto de referência da cidade e, sem dúvida, a Casa de maior destaque arquitetônico e melhor equipada dentre as 229 Subseções do Estado de São Paulo.
Na época na inauguração a Casa concentrava 20 comissões setoriais da Subseção da OAB, e abrigava a primeira delegacia regional da Caasp (Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo) na região.
Advogados que representaram e/ou representam a 38ª Subseção no Conselho Seccional Paulista
Dr. Cid Flaquer ScartezziniDr. Haroldo Santos AbreuDr. Renan LotufoDr. Ademir SpadaforaDr. Eduardo Domingos BottalloDr. Evaldo Gomes BragançaDr. Domingos Muoio NetoDr. Antonio de Oliveira Junior
Conquistas que marcaram a história da 38ª Subseção de Santo André
Estacionamento dos advogadosCasa do advogado (Primeiras instalações)Gabinete odontológicoConstrução da Casa do advogado (Prédio próprio)Sede regional da CAASPEscola Superior de AdvocaciaCoral da OABNova estrutura administrativa
