Aula inaugural da segunda Pós-Graduação da ESA Santo André

Mar 28, 2018

A OAB Santo André, por meio da ESA (Escola Superior de Advocacia) realizou na noite desta segunda-feira (26/03) a aula inaugural do curso de pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário - Material e Processual.

O evento iniciou com um Coquetel de Inauguração, e logo depois dra. Andréa Tartuce, coordenadora da ESA Núcleo Santo André e secretária geral da OAB Santo André, fez a abertura da solenidade. "Em dois anos conseguimos mais uma grande vitória, e na data de hoje abrimos a segunda pós-graduação nesta Casa. Me sinto grata às pessoas que acreditaram em nosso trabalho e isso se revela hoje com a presença de todos aqui", comemora.

O Juiz do Trabalho, dr. Josley Soares, ministrou a aula Magna cujo tema foi "As Reformas Trabalhistas e o Futuro do Direito do Trabalho". A aula inaugural priorizou a prática da área trabalhista. "Em uma pós graduação, além da parte acadêmica e erudita, é importante dar um viés prático. Acredito que é o que todos procuram. Nos dois segmentos - trabalhista e previdênciária - talvez seja o mais importante, quando se pensa em pós-graduação, é como transformar isso para a vida prática", disse Soares. A aula seguiu um plano de estudo: Reformas pelo mundo (Portugal, França e Espanha), Reforma no Brasil (motivos, pilares, histórico, abrangência e vigência), Principais destaques da Reforma Brasileira e Conclusões (futuro do Direito do Trabalho).

Compuseram a mesa solene diretiva: Andrea Tartuce, Aline Romanholli (diretora tesoureira da OAB Santo André),  Leonardo Dominiqueli Pereira (secretário adjunto da OAB Santo André), Ícaro Rossi (representando a coordenadora do novo curso de pós-graduação, Ivani Contini Bramante), Caroline Vilella (presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB São Caetano do Sul) e Josley Soares.

PÓS-GRADUAÇÃO

A pós-graduação lato sensu foi aprovada e autorizada pelo Conselho Estadual de Educação. O curso conta com a coordenação pedagógica da Desembargadora do TRT2 dra. Ivani Contini Bramante no eixo Trabalhista e a dra. Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) no eixo Previdenciário.

Com sete módulos e uma carga horária total de 450 horas, sendo 360 horas presenciais, as aulas têm a previsão de término para o segundo semestre de 2019. As aulas serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.

A Escola Superior de Advocacia é um importante braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Criada em 1998 pelo Conselho Seccional da OAB SP, foi credenciada em 2002 pelo Conselho Nacional de Educação e recredenciada em 2008 e novamente em 2013, como órgão auxiliar da OAB. Atualmente possui, ao todo, no Estado de São Paulo, 90 núcleos, e Santo André é um deles.