OAB Santo André recebe exposição “Pintando o Natal com Boca e Pés”

Nov 07, 2017

A OAB Santo André, presidida pelo Dr. Roberto Gonçalves, por meio da Comissão Direitos da Pessoa com Deficiência, comandada pela presidente Alice Tebcherane Affonso, recebeu hoje (06/11) o vernissage da Exposição “Pintando o Natal com Boca e Pés”.

A mostra expõe 16 trabalhos inéditos em pinturas em telas, recém produzidas pelos artistas: Gonçalo Borges, Arthur Ricar David Hirch, Daniel Rodrigo Ferreira da Silva, Rose Orth, Claudette Corpo, Lucas Figueiredo (Lukinha), Ronaldo Pio, Domingos Dupé, Eusuclemia Vieira, Maria Goret, Ronaldo Cupertino, João Jacob, Moacir Ferraz, Marcelo Cunha, Jadir Raymundo e Ivanildo Gumes.

A mostra é gratuita e estará aberta ao público a partir de amanhã (07/11) e segue até o dia 13 de novembro na 38ª Subseção (Av. Portugal, 233), das 9h às 18h.

OS ARTISTAS

Gonçalo Borges

Usando a boca e os pés, o artista plástico Gonçalo Borges cria telas de beleza impressionante. Gonçalo nasceu com deficiência física nos membros superiores, o que não impediu o professor de artes, artista plástico e profissional de Marketing de se tornar um exemplo de superação e inclusão. Os quadros do artista mostram a habilidade na hora de criar suas obras. Por meio de sua técnica, o colorido intenso e cheio de contrastes dá vida às imagens retratadas por ele. Borges é um dos membros mais ativos, desde 1969, da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, organização que promove a inclusão social e autonomia de artistas que não usam as mãos para pintar.

Arthur Ricardo David Hirch

Em Junho de 2011 iniciou seus trabalhos como Artista Plástico. Anualmente, desde 2012, expõe nas feiras Reatech e na Mega Artesanal. Participou de: palestras no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena com demonstrações de pintura; da Exposição dos artistas da APBP - ''Pintura sem Limites'' Sesc do Carmo; da Exposição "Bexiga Para todos", e da Exposição no lançamento do livro: “Olhares sobre a inclusão”, além de participar de programas televisivos no SBT e Rede TV.

Daniel Rodrigo Ferreira da Silva

Participou das Exposições: Assembleia Legislativa de SP, Centro Cultural Federal do Rio de Janeiro, Associação Comercial Distrital de Pinheiros-SP, Memorial da América Latina de SP, Centro de exposições Imigrantes-SP, PUC-SP, Museu Eduardo Sívori (Buenos Aires/ Argentina). Participou de programas televisivos na Rede Record, Tv Gazeta, Rede Tv, Rede Globo, SBT, e canais fechados, além de revistas, jornais impresso, livros de artes, catálogos e rádio. Recebeu prêmios na Suíça, Argentina e no Brasil.

Claudete Corpo

A artista faz parte da Associação Pintores com a Boca e os Pés há 15 anos. Participou de várias feiras e eventos como: Reatech, Mega Artesanal e ministra aulas de aperfeiçoamento da técnica de óleo sobre tela. Já foi entrevistada por várias emissoras de televisão com demonstrações de pinturas com a boca. Participação como artista convidada na exposição de artes plásticas “De Mãos Dadas – Revisando Brasil”, realizada no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Ivanildo Gumes

Participou da Exposição Museu Eduardo Sivori (Buenos Aires/ Argentina) com os demais artista da mesma associação. Participou de várias feiras e eventos como:  Reatech, Mega aAtesanal, Faculdade CEUNSP (Salto/ SP), Feira das Indústrias de Salto (SP) e Festa Ítalo Saltense, bem como da exposição e apresentação de pintura ao vivo com a boca durante nove anos seguidos em suas datas marcadas junto com a APBP. Participou de exposição e apresentação de pintura ao vivo com a boca durante cinco anos em suas datas marcadas. Durante seus 10 anos de carreira artística, já teve seis quadros premiados no exterior sendo cinco de paisagens e um de flores, que foram transformados em cartões e calendários.