OAB Santo André entrega carteiras a novos advogados

Set 28, 2017

A OAB Santo André promoveu na noite de 27 de setembro, em sua sede, a solenidade de outorga de carteiras a 20 novos advogados. O evento lotou o auditório da 38ª Subseção, que contou com a presença de familiares e amigos dos novos profissionais. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB Santo André, Roberto Gonçalves, que deu as boas-vindas aos novos advogados.

“A Ordem dos Advogados está sorrindo para vocês hoje. Esse sorriso é de bem-vindos, de parabéns e de missão cumprida. E tudo isso tudo está sedimentado num alicerce muito forte: a família. Avós, pais, mães, irmãos, tios e sobrinhos, que ajudaram em cada ‘pedrinha’ e ‘tijolinho’ dessa construção de vocês. Então hoje é um encontro maravilhoso, onde temos aqui o alicerce e o prédio construído”, afirmou o presidente da Casa.

Em uma apresentação singular, o Coral da OAB Santo André fez uma tocante apresentação musical, sob a regência do maestro Samuel Inácio da Silva e coordenação do advogado Oldegar Lopes Alvim.

O juramento foi prestado pela nova advogada Regina Célia da Silva, que foi repetido, consecutivamente, pelos novos advogados e advogados presentes, que puderam renovar o compromisso na oportunidade.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rosa Ramos, também presente como conselheira seccional, representando o presidente da OAB SP Marcos da Costa, fez uma relevante observação em seu pronunciamento: “as mulheres já são maioria na OAB. Já somos em 54%”. E convidou as novas advogadas a fazer parte da Comissão da Mulher Advogada da 38ª Subseção, “que tem um papel muito importante em um momento triste em que vivemos com tantas agressões e feminicídios. A Comissão, não só daqui como em todas da região, têm feito um trabalho extremamente relevante para a proteção da mulher, para levar ao conhecimento a Lei Maria da Penha e que possa ser aplica-la na prática”.

Já o paraninfa da solenidade, Mirian Bazote, diretora do Proordem ABC, docente, presidente da Comissão de Segurança Privada da OAB Santo André), proferiu um depoimento pessoal aos presentes: “Nos últimos cinco anos participei de todas as provas da OAB. Três vezes por ano; primeira e segunda fases. Eu sei o que cada um de vocês passou para chegar nesse dia de hoje. Os cinco anos da faculdade são realmente uma luta”, comenta a advogada e professora de pós-graduação, que complementa: “Nunca trate nossa carteira de ‘carteirinha’. Ou é a nossa ‘vermelhona querida’ como falo aos meus alunos ou Carteira. Ela tem valor. É uma honra entregar sua carteira em todo o lugar que pedir para que você se identifique. Não se esqueçam de toda a dificuldade que passaram para chegar até aqui. Não se esqueçam dos finais de semana, do Natal, do Ano Novo e festa de família que vocês passaram estudando. A OAB está reprovando 88%, então se vocês fazem parte desses 12% que passaram honrem essa Carteira. Honrem esta profissão. Nosso país precisa de ética e nós podemos ser os agentes de mudança”.

Antonio Carlos Cristiano, presidente do Tribunal Regional de Prerrogativas do ABCDMR, também fez um comovente discurso aos novos advogados: “A verdade é filha do tempo e o tempo é o senhor da razão. O tempo passou e a verdade chegou. A verdade é que vocês são advogados, que a responsabilidade que os senhores e senhoras têm nas sus mãos é grande. Vocês lidarão nesta profissão com vida e com liberdade, que são almas gêmeas que se acompanham. Se nós tirarmos a liberdade de um homem estaremos tirando sua própria vida. Serão depositados nas mãos de vocês bens e esperança. Tenham fé e sigam firme nesta profissão”.

Fizeram parte da mesa solene: o presidente da 38ª Subseção Roberto Gonçalves; Rosa Ramos; Antonio Carlos Cristiano (presidente do Tribunal Regional de Prerrogativas do ABCDMR); Mirian Bazote; Antonio Carlos Diniz Junior (diretor da Assistência Judiciária da OAB Santo André); Rogério Moro (diretor executivo da OAB Santo André); Arnaldo Sueza Cruz (diretor executivo da OAB Santo André).