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Memorial da subseção de Santo André

HISTÓRIA DA OAB DE SANTO ANDRÉ – 38ª SUBSEÇÃO

A 38ª Subseção da OAB Santo André foi fundada há 50 anos e, desde então, atua em prol dos profissionais da área, uma vez que promove, representa, defende, seleciona e disciplina esses advogados.

No ano de 1966 o advogado Cid Flaquer Scartezzini representava a Comarca de Santo André no Conselho Seccional da OAB São Paulo que, junto aos seus pares, muito se empenhou em elevar Santo André à condição de Subsecção da Ordem Paulista.

A sua luta foi vitoriosa e a conquista definitiva se deu no dia 15 de setembro de 1966, quando foi oficialmente instalada a 38ª Subseção da OAB, vinculada à Seccional São Paulo, em solenidade realizada no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Santo André. No mesmo ato foram empossados os membros que compuseram a Diretoria Provisória da nova subsecção e que ficou assim constituída: Luiz Lobo Neto (presidente), Luiz Paiva Presente (vice-presidente), Manoel Antonio Lopes (secretário) e Laudo de Abreu (tesoureiro).

A Diretoria Provisória teve a missão de organizar o processo eleitoral para legitimar a eleição da primeira Diretoria. De tal modo, em 10 de novembro de 1966, foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária Eleitoral que elegeu a primeira Diretoria Efetiva (1967 a 1969), sendo eleitos advogados: Luiz Lobo Neto (presidente), Manoel Antonio Lopes (vice–presidente), Luiz Paiva Presente (Secretário) e Pedro Henrique Godoy de Araújo (tesoureiro).

Atualmente, a OAB de Santo André conta com mais de cinco mil advogados e estagiários inscritos, sendo uma das maiores da Região Metropolitana de São Paulo.

 

SEDE

José Carlos Rubim Cesar a obtenção do terreno da atual sede (Av. Portugal, 233 – Centro), conquistada em 1978, visando obter um espaço para permitir, ao menos, que os advogados tivessem facilidade para estacionar seus veículos, durante o tempo necessário às suas idas ao Fórum.

Já na gestão do presidente Sidney Torrecilha foi concretizada a locação do imóvel situado na Avenida Lino Jardim nº 580, no Bairro Bela Vista, tendo ali sido instalada a primeira Casa do Advogado de Santo André, inaugurada no dia 28 de setembro de 1987. Na gestão do presidente Ademir Spadafora iniciaram-se os estudos concretos para a construção da Casa da Advocacia de Santo André, em imóvel próprio. A conquista se deu com o apoio dos advogados andreenses, consagrada com a oficialização do termo de Concessão de Direito Real de Uso do Imóvel, assinado com o então prefeito municipal Celso Daniel.

Foi então dada sequência aos estudos e ao projeto do arquiteto Jorge Olavo Bonfim, na gestão do presidente Antonio Carlos Cedenho, para viabilizar a efetiva construção do imóvel que se tornaria, como está hoje, a atual sede.

Em 6 de novembro de 2000, a Casa da Advocacia de Santo André mudou para o atual endereço. O presidente Antonio Carlos Cedenho fez a inauguração solene do prédio próprio, com arquitetura moderna, que hoje compõe o paisagismo do Paço Municipal, um verdadeiro ponto de referência da cidade e, sem dúvida, a Casa de maior destaque arquitetônico e melhor equipada dentre as 229 Subseções do Estado de São Paulo.

Na época na inauguração a Casa concentrava 20 comissões setoriais da Subseção da OAB, e abrigava a primeira delegacia regional da Caasp (Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo) na região.

 


Advogados que representaram e/ou representam a 38a subseção no conselho seccional paulista

  • Dr. Cid Flaquer Scartezzini
  • Dr. Haroldo Santos Abreu
  • Dr. Renan Lotufo
  • Dr. Ademir Spadafora
  • Dr. Eduardo Domingos Bottallo
  • Dr. Evaldo Gomes Bragança
  • Dr. Domingos Muoio Neto
  • Dr. Antonio de Oliveira Junior

Conquistas que marcaram a história da 38ª. Subseção de Santo André

  • Estacionamento dos advogados
  • Casa do advogado (Primeiras instalações)
  • Gabinete odontológico
  • Construção da Casa do advogado (Prédio próprio)
  • Sede regional da CAASP
  • Escola Superior de Advocacia
  • Coral da OAB
  • Nova estrutura administrativa

 

As diretorias que se sucederam 

 
22ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2013 a 2015:

Presidente

: Dr. Fabio Picarelli

Vice–Presidente

: Dr. Ademir Oliveira da Silva

Secretário Geral

: Dra. Ângela Maria Gaia

Secretário Adjunto  

: Dr. Roberto Pereira Gonçalves

Tesoureiro

: Dr. José Luiz Ribas Junior


21ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2013 a 2015:

Presidente

: Dr. Fabio Picarelli

Vice–Presidente

: Dr. Ademir Oliveira da Silva

Secretário Geral

: Dra. Ana Carolina Rossi Barreto

Secretário Adjunto  

: Dra. Ana Paula Callegari

Tesoureiro

: Dr. José Luiz Ribas Junior


20ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2007 a 2009:

Presidente

: Dr. José Sinésio Correia

Vice–Presidente

: Dr. Antonio Oliveira Junior

Secretário Geral

: Dr. Manoel Luiz Correa Leite

Secretário Adjunto  

: Dra. Maria Bonadio

Tesoureiro

: Dr. João Luciano


19ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2004 a 2006:

Presidente

: Dr. José Sinésio Correia

Vice–Presidente

: Dr. Antonio Oliveira Junior

Secretário Geral

: Dr. Manoel Luiz Correa Leite

Secretário Adjunto  

: Dr. João Luciano

Tesoureira

: Dra. Anorfa Gomes Mendes


18ª. Diretoria por Sucessão e complemento de mandato 2002/2003:

Presidente

: Dr. Luiz Antonio Lepori

Vice–Presidente

: Dr. Domingos Muoio Neto

Secretário Geral

: Dr. Fernando Brigante Filho

Secretário Adjunto  

: Dra. Alice Tebcherane Affonso

Tesoureiro

: Dr. Norival Cardoso de Oliveira


17ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2001 a 2003:

Presidente

: Dr. Antonio Carlos Cedenho

Vice–Presidente

: Dr. Luiz Antonio Lepori

Secretário Geral

: Dr. Domingos Muoio Neto

Secretário Adjunto  

: Dra. Alice Tebcherane Affonso

Tesoureiro

: Dr. José Sinésio Correia


16ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 1998 a 2001:

Presidente

: Dr. Antonio Carlos Cedenho

Vice–Presidente

: Dr. Luiz Antonio Lepori

Secretário Geral

: Dr. Domingos Muoio Neto

Secretário Adjunto  

: Dra. Maria Izabel Jacomussi

Tesoureiro

: Dra. Alice Tebcherane Affonso


15ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 1995 a 1998:

Presidente

: Dr. Antonio Carlos Cedenho

Vice–Presidente

: Dr. Antonio Oliveira Junior

Secretário Geral

: Dr. Reinaldo Abud

Secretário Adjunto  

: Dr. Adolfo Alfonso Garcia

Tesoureiro

: Dr. Luiz Antonio Lepori


14ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1993 a 1995:

Presidente

: Dr. Antonio Carlos Cedenho

Vice–Presidente

: Dr. Antonio Oliveira Junior

Secretário

: Dr. Filogomes de Souza

Tesoureiro

: Dr. Luiz Antonio Lepori


13ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1991 a 1993:

Presidente

: Dr. Ademir Spadafora

Vice–Presidente

: Dr. Valter Roberto Garcia

Secretário

: Dr. Oldegar Lopes Alvim

Tesoureiro

: Dr. Reinaldo Abud


12ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1989 a 1991:

Presidente

: Dr. José Maria Souza de Assis

Vice–Presidente

: Dr. Ademir Spadafora

Secretário

: Dr. Marcos Murilo Moura Soares

Tesoureiro

: Dra. Amélia Yoshiko Okubaro


11ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1987 a 1989:

Presidente

: Dr. Sidney Torrecilha

Vice–Presidente

: Dr. Ademir Spadafora

Secretário

: Dr. Oldegar Lopes Alvim

Tesoureiro

: Dra. Maria Ignez Pinheiro Marçal


10ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1985 a 1987:

Presidente

: Dr. Roberto Malhado Baldijão

Vice–Presidente

: Dr. Sidney Torrecilha

Secretário

: Dr. Ademir Spadafora

Tesoureiro

: Dra. Maria Ignez Pinheiro Marçal


9ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1983 a 1985:

Presidente

: Dr. Roberto Malhado Baldijão

Vice–Presidente

: Dr. Valdecírio Telles Veras

Secretário

: Dr. Ademir Spadafora

Tesoureiro

: Dra. Maria Ignez Pinheiro Marçal


8ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1981 a 1983:

Presidente

: Dr. Fernando Brigante Filho

Vice–Presidente

: Dr. Evaldo Gomes Bragança

Secretário

: Dr. Aldenir Martins

Tesoureiro

: Dr. Marcio Cammarosano


7ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1979 a 1981:

Presidente

: Dr. Moises Martinho Rodrigues

Vice–Presidente

: Dr. Walter Antonio Zeni

Secretário

: Dr. Ivanilton Costa Santos

Tesoureiro

: Dra. Amélia Yoshiko Okubaro


6ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1977 a 1979:

Presidente

: Dr. José Carlos Rubim Cesar

Vice–Presidente

: Dr. Moises Martinho Rodrigues

Secretário

: Dr. Antonio Possidonio Sampaio

Tesoureiro

: Dra. Maria Terezinha Bueno Ferreira


5ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1975 a 1977:

Presidente

: Dr. Laudo de Abreu

Vice–Presidente

: Dr. Mario Bolognesi

Secretário

: Dr. Milton Rose

Tesoureiro

: Dr. Walter Antonio Zeni


4ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1973 a 1975:

Presidente

: Dr. Laudo de Abreu

Vice–Presidente

: Dr. José Vicente de Carvalho Morelli

Secretário

: Dr. Milton Rose

Tesoureiro

: Dr. Walter Antonio Zeni


3ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1971 a 1973:

Presidente

: Dr. Flávio Garzeri

Vice–Presidente

: Dr. Silvio Valentim Valente

Secretário

: Dr. José Carlos Rubim Cesar

Tesoureiro

: Dr. Humberto Mendes


2ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1969 a 1971:

Presidente

: Dr. Laudo de Abreu

Vice–Presidente

: Dr. Pedro Henrique de Godoy Araujo

Secretário

: Dr. Moises Martinho Rodrigues

Tesoureiro

: Dr. Mario Bolognesi

 


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