HISTÓRIA DA OAB DE SANTO ANDRÉ – 38ª SUBSEÇÃO
A 38ª Subseção da OAB Santo André foi fundada há 50 anos e, desde então, atua em prol dos profissionais da área, uma vez que promove, representa, defende, seleciona e disciplina esses advogados.
No ano de 1966 o advogado Cid Flaquer Scartezzini representava a Comarca de Santo André no Conselho Seccional da OAB São Paulo que, junto aos seus pares, muito se empenhou em elevar Santo André à condição de Subsecção da Ordem Paulista.
A sua luta foi vitoriosa e a conquista definitiva se deu no dia 15 de setembro de 1966, quando foi oficialmente instalada a 38ª Subseção da OAB, vinculada à Seccional São Paulo, em solenidade realizada no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Santo André. No mesmo ato foram empossados os membros que compuseram a Diretoria Provisória da nova subsecção e que ficou assim constituída: Luiz Lobo Neto (presidente), Luiz Paiva Presente (vice-presidente), Manoel Antonio Lopes (secretário) e Laudo de Abreu (tesoureiro).
A Diretoria Provisória teve a missão de organizar o processo eleitoral para legitimar a eleição da primeira Diretoria. De tal modo, em 10 de novembro de 1966, foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária Eleitoral que elegeu a primeira Diretoria Efetiva (1967 a 1969), sendo eleitos advogados: Luiz Lobo Neto (presidente), Manoel Antonio Lopes (vice–presidente), Luiz Paiva Presente (Secretário) e Pedro Henrique Godoy de Araújo (tesoureiro).
Atualmente, a OAB de Santo André conta com mais de cinco mil advogados e estagiários inscritos, sendo uma das maiores da Região Metropolitana de São Paulo.
SEDE
José Carlos Rubim Cesar a obtenção do terreno da atual sede (Av. Portugal, 233 – Centro), conquistada em 1978, visando obter um espaço para permitir, ao menos, que os advogados tivessem facilidade para estacionar seus veículos, durante o tempo necessário às suas idas ao Fórum.
Já na gestão do presidente Sidney Torrecilha foi concretizada a locação do imóvel situado na Avenida Lino Jardim nº 580, no Bairro Bela Vista, tendo ali sido instalada a primeira Casa do Advogado de Santo André, inaugurada no dia 28 de setembro de 1987. Na gestão do presidente Ademir Spadafora iniciaram-se os estudos concretos para a construção da Casa da Advocacia de Santo André, em imóvel próprio. A conquista se deu com o apoio dos advogados andreenses, consagrada com a oficialização do termo de Concessão de Direito Real de Uso do Imóvel, assinado com o então prefeito municipal Celso Daniel.
Foi então dada sequência aos estudos e ao projeto do arquiteto Jorge Olavo Bonfim, na gestão do presidente Antonio Carlos Cedenho, para viabilizar a efetiva construção do imóvel que se tornaria, como está hoje, a atual sede.
Em 6 de novembro de 2000, a Casa da Advocacia de Santo André mudou para o atual endereço. O presidente Antonio Carlos Cedenho fez a inauguração solene do prédio próprio, com arquitetura moderna, que hoje compõe o paisagismo do Paço Municipal, um verdadeiro ponto de referência da cidade e, sem dúvida, a Casa de maior destaque arquitetônico e melhor equipada dentre as 229 Subseções do Estado de São Paulo.
Na época na inauguração a Casa concentrava 20 comissões setoriais da Subseção da OAB, e abrigava a primeira delegacia regional da Caasp (Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo) na região.
Advogados que representaram e/ou representam a 38a subseção no conselho seccional paulista
- Dr. Cid Flaquer Scartezzini
- Dr. Haroldo Santos Abreu
- Dr. Renan Lotufo
- Dr. Ademir Spadafora
- Dr. Eduardo Domingos Bottallo
- Dr. Evaldo Gomes Bragança
- Dr. Domingos Muoio Neto
- Dr. Antonio de Oliveira Junior
Conquistas que marcaram a história da 38ª. Subseção de Santo André
- Estacionamento dos advogados
- Casa do advogado (Primeiras instalações)
- Gabinete odontológico
- Construção da Casa do advogado (Prédio próprio)
- Sede regional da CAASP
- Escola Superior de Advocacia
- Coral da OAB
- Nova estrutura administrativa
As diretorias que se sucederam
|
Presidente |
: Dr. Fabio Picarelli |
Vice–Presidente |
: Dr. Ademir Oliveira da Silva |
Secretário Geral |
: Dra. Ângela Maria Gaia |
Secretário Adjunto |
: Dr. Roberto Pereira Gonçalves |
Tesoureiro |
: Dr. José Luiz Ribas Junior |
21ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2013 a 2015:
Presidente |
: Dr. Fabio Picarelli |
Vice–Presidente |
: Dr. Ademir Oliveira da Silva |
Secretário Geral |
: Dra. Ana Carolina Rossi Barreto |
Secretário Adjunto |
: Dra. Ana Paula Callegari |
Tesoureiro |
: Dr. José Luiz Ribas Junior |
20ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2007 a 2009:
Presidente |
: Dr. José Sinésio Correia |
Vice–Presidente |
: Dr. Antonio Oliveira Junior |
Secretário Geral |
: Dr. Manoel Luiz Correa Leite |
Secretário Adjunto |
: Dra. Maria Bonadio |
Tesoureiro |
: Dr. João Luciano |
19ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2004 a 2006:
Presidente |
: Dr. José Sinésio Correia |
Vice–Presidente |
: Dr. Antonio Oliveira Junior |
Secretário Geral |
: Dr. Manoel Luiz Correa Leite |
Secretário Adjunto |
: Dr. João Luciano |
Tesoureira |
: Dra. Anorfa Gomes Mendes |
18ª. Diretoria por Sucessão e complemento de mandato 2002/2003:
Presidente |
: Dr. Luiz Antonio Lepori |
Vice–Presidente |
: Dr. Domingos Muoio Neto |
Secretário Geral |
: Dr. Fernando Brigante Filho |
Secretário Adjunto |
: Dra. Alice Tebcherane Affonso |
Tesoureiro |
: Dr. Norival Cardoso de Oliveira |
17ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 2001 a 2003:
Presidente |
: Dr. Antonio Carlos Cedenho |
Vice–Presidente |
: Dr. Luiz Antonio Lepori |
Secretário Geral |
: Dr. Domingos Muoio Neto |
Secretário Adjunto |
: Dra. Alice Tebcherane Affonso |
Tesoureiro |
: Dr. José Sinésio Correia |
16ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 1998 a 2001:
Presidente |
: Dr. Antonio Carlos Cedenho |
Vice–Presidente |
: Dr. Luiz Antonio Lepori |
Secretário Geral |
: Dr. Domingos Muoio Neto |
Secretário Adjunto |
: Dra. Maria Izabel Jacomussi |
Tesoureiro |
: Dra. Alice Tebcherane Affonso |
15ª. Diretoria Eleita com mandato para o triênio 1995 a 1998:
Presidente |
: Dr. Antonio Carlos Cedenho |
Vice–Presidente |
: Dr. Antonio Oliveira Junior |
Secretário Geral |
: Dr. Reinaldo Abud |
Secretário Adjunto |
: Dr. Adolfo Alfonso Garcia |
Tesoureiro |
: Dr. Luiz Antonio Lepori |
14ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1993 a 1995:
Presidente |
: Dr. Antonio Carlos Cedenho |
Vice–Presidente |
: Dr. Antonio Oliveira Junior |
Secretário |
: Dr. Filogomes de Souza |
Tesoureiro |
: Dr. Luiz Antonio Lepori |
13ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1991 a 1993:
Presidente |
: Dr. Ademir Spadafora |
Vice–Presidente |
: Dr. Valter Roberto Garcia |
Secretário |
: Dr. Oldegar Lopes Alvim |
Tesoureiro |
: Dr. Reinaldo Abud |
12ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1989 a 1991:
Presidente |
: Dr. José Maria Souza de Assis |
Vice–Presidente |
: Dr. Ademir Spadafora |
Secretário |
: Dr. Marcos Murilo Moura Soares |
Tesoureiro |
: Dra. Amélia Yoshiko Okubaro |
11ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1987 a 1989:
Presidente |
: Dr. Sidney Torrecilha |
Vice–Presidente |
: Dr. Ademir Spadafora |
Secretário |
: Dr. Oldegar Lopes Alvim |
Tesoureiro |
: Dra. Maria Ignez Pinheiro Marçal |
10ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1985 a 1987:
Presidente |
: Dr. Roberto Malhado Baldijão |
Vice–Presidente |
: Dr. Sidney Torrecilha |
Secretário |
: Dr. Ademir Spadafora |
Tesoureiro |
: Dra. Maria Ignez Pinheiro Marçal |
9ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1983 a 1985:
Presidente |
: Dr. Roberto Malhado Baldijão |
Vice–Presidente |
: Dr. Valdecírio Telles Veras |
Secretário |
: Dr. Ademir Spadafora |
Tesoureiro |
: Dra. Maria Ignez Pinheiro Marçal |
8ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1981 a 1983:
Presidente |
: Dr. Fernando Brigante Filho |
Vice–Presidente |
: Dr. Evaldo Gomes Bragança |
Secretário |
: Dr. Aldenir Martins |
Tesoureiro |
: Dr. Marcio Cammarosano |
7ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1979 a 1981:
Presidente |
: Dr. Moises Martinho Rodrigues |
Vice–Presidente |
: Dr. Walter Antonio Zeni |
Secretário |
: Dr. Ivanilton Costa Santos |
Tesoureiro |
: Dra. Amélia Yoshiko Okubaro |
6ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1977 a 1979:
Presidente |
: Dr. José Carlos Rubim Cesar |
Vice–Presidente |
: Dr. Moises Martinho Rodrigues |
Secretário |
: Dr. Antonio Possidonio Sampaio |
Tesoureiro |
: Dra. Maria Terezinha Bueno Ferreira |
5ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1975 a 1977:
Presidente |
: Dr. Laudo de Abreu |
Vice–Presidente |
: Dr. Mario Bolognesi |
Secretário |
: Dr. Milton Rose |
Tesoureiro |
: Dr. Walter Antonio Zeni |
4ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1973 a 1975:
Presidente |
: Dr. Laudo de Abreu |
Vice–Presidente |
: Dr. José Vicente de Carvalho Morelli |
Secretário |
: Dr. Milton Rose |
Tesoureiro |
: Dr. Walter Antonio Zeni |
3ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1971 a 1973:
Presidente |
: Dr. Flávio Garzeri |
Vice–Presidente |
: Dr. Silvio Valentim Valente |
Secretário |
: Dr. José Carlos Rubim Cesar |
Tesoureiro |
: Dr. Humberto Mendes |
2ª. Diretoria Eleita com mandato para o biênio 1969 a 1971:
Presidente |
: Dr. Laudo de Abreu |
Vice–Presidente |
: Dr. Pedro Henrique de Godoy Araujo |
Secretário |
: Dr. Moises Martinho Rodrigues |
Tesoureiro |
: Dr. Mario Bolognesi |